purple day epilepsia

Purple Day: o dia da conscientização sobre a epilepsia

Confira mitos e verdades sobre a epilepsia e faça parte do Março Roxo.

“Purple Day” é a campanha do dia da conscientização sobre a epilepsia, 26 de março.

A doença atinge cerca de 3 milhões de brasileiros e, na maioria dos casos, a epilepsia pode ser tratada com medicamentos. Mas, muitos pacientes ainda sofrem preconceito por falta de informação sobre a doença, que é neurológica. 

As crises de epilepsia podem se manifestar com alterações da consciência e de eventos motores ou psíquicos involuntários. Acontecem quando descargas elétricas anormais e excessivas são recorrentes no cérebro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial terá ao menos uma crise epiléptica na vida.

Saiba mais sobre a doença e eventos promovidos durante o Purple Day no site da Liga Brasileira de Epilepsia.

E, para reforçar a importância da conscientização sobre a doença, listamos a seguir alguns mitos e verdades sobre a epilepsia. Confira:

MITO: Devemos impedir que o paciente engula a língua durante uma crise

Não se deve em hipótese alguma introduzir os dedos ou outros objetos dentro da boca do paciente. A língua não enrola e não somos capazes de engoli-la. O correto é virar o paciente de lado, protegê-lo e aguardar calmamente que a crise acabe. Geralmente, as crises duram menos de 3 minutos.

VERDADE: As crises podem ser bem controladas com medicamentos

Em 70% dos casos as crises são controladas com o uso de medicamentos, muitos deles distribuídos gratuitamente na rede pública de saúde.

MITO: Epilépticos têm dificuldades mentais

A maioria dos pacientes têm inteligência normal, alguns até acima da média. Uma pequena parcela apresenta patologias que levam à dificuldade intelectual associada às crises.

VERDADE: O paciente pode levar uma vida normal

Pacientes medicados podem levar uma vida normal, no trabalho, nos esportes e com a família. Em alguns casos existe, inclusive, a possibilidade de cura. Alguns tipos de epilepsia infantil, por exemplo, desaparecem com o amadurecimento do cérebro.

CLINICA DC

É necessário prestar sempre atenção às mudanças do nosso corpo e manter os exames médicos em dia. 

Clínica DC dispõe de uma forte estrutura com profissionais altamente capacitados que realizam diversos exames neurológicos. Entre em contato conosco e se informe sobre os nossos serviços!