epilepsia

Epilepsia: Teve um branco? Pode ser um sintoma da doença.

Nem sempre a epilepsia vem acompanhada de crises convulsivas mais evidentes.

Cerca de 50 milhões de pessoas sofrem de epilepsia em todo o mundo. Ela é um distúrbio que ocorre por uma atividade anormal e excessiva das células cerebrais.

Mas a epilepsia nem sempre provoca as convulsões, em que a pessoa parece desmaiar e fica se debatendo. Alguns sinais invisíveis podem adiar o diagnóstico da doença.

Muitas vezes as pessoas têm apenas uma espécie de mini apagão. Estão conversando normalmente e, de repente, parecem ficar meio fora do ar. Quando voltam, se perguntam:

– O que eu estava falando mesmo?

Por isso, muitos portadores de epilepsia passam por desatentos e distraídos. Crianças são diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção, mas na verdade, sofrem de epilepsia.

Nesses casos mais sutis, ela é detectada apenas por exames de eletroencefalograma.

E se não for diagnosticada, a epilepsia pode evoluir e provocar problemas mais sérios. Se uma crise convulsiva acontecer enquanto a pessoa está dirigindo, por exemplo, pode provocar um acidente grave.

Foi o que aconteceu no início do ano no calçadão de Copacabana, no Rio. O motorista que causou o acidente é epilético, mas omitiu essa informação ao renovar a CNH.

Veja a matéria aqui.

CAUSAS DA EPILEPSIA

Algumas pessoas têm uma predisposição genética para o desenvolvimento da epilepsia. Mas qualquer um pode ter uma crise epilética em algum momento da vida, causada por estímulos como:

– Acidente Vascular Cerebral (AVC);

– Acidente físico com trauma;

– Certas frequências de luzes intensas, como as de boates;

– Outros fatores ainda não muito bem conhecidos.

O eletroencefalograma (EEG) é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro.

Os exames neurológicos realizados na Clínica David Czizyk são:

– Eletroencefalograma em Vígilia
– Eletroencefalograma com Fotoestimulação