dieta cetogênica

Dieta Cetogênica: saiba o que é e quais os benefícios.

A dieta cetogênica pode beneficiar crianças e adultos que sofrem de epilepsia refratária.

Você já ouviu falar em dieta cetogênica?

Essa é uma dieta que vem sendo utilizada com sucesso como alternativa dietética terapêutica no tratamento da epilepsia refratária, principalmente em crianças.

A epilepsia refratária é quando o paciente não responde a duas ou mais medicações, e continua tendo várias crises por dia.

Confira nesse vídeo o depoimento de neurologistas, nutricionistas e mães relatando os avanços que as crianças tiveram no tratamento da epilepsia, graças à dieta cetogênica.

As dietas cetogênicas são ricas em gordura, com alto teor de lipídios, e pouco carboidrato. Existem 2 tipos da dieta: a dieta cetogênica clássica e a dieta de Atkins modificada.

DIETA CETOGÊNICA CLÁSSICA

A versão clássica da dieta é utilizada há mais de 90 anos no tratamento de epilepsias refratárias. Tem como base nutricional da alimentação o alto teor de lipídios, totalizando 90% do valor de calorias.

As taxas de carboidratos e proteínas são restritas, em uma taxa de 4:1 de gramas de lipídios por gramas de proteínas + carboidratos.

Os alimentos precisam ser pesados em uma balança de precisão, e o paciente deve consumir toda a refeição.

DIETA DE ATKINS MODIFICADA

Já a dieta de Atkins modificada não possui restrições proteicas, e tem uma relação de 2:1 entre as gramas de lipídio e as de proteínas + carboidratos.

Ela tem uma composição de 60% de lipídios, 30% de proteínas e 10% de carboidratos. Por essas características, ela é mais fácil de preparar, e os pacientes toleram mais.

COMO FUNCIONA A DIETA CETOGÊNICA

Alimentos ricos em gordura, como maionese, bacon e óleos vegetais, produzem corpos cetônicos no fígado. Eles substituem a glicose como fonte de energia.

A cetose crônica e os baixos níveis de glicose induzem a um efeito anticonvulsivante direto e indireto, e estimulam a produção de neurotransmissores inibidores.

O controle das crises comprova a eficácia da dieta. Cerca de 15 a 20% dos pacientes alcançam um controle completo, e entre 60 e 70% dos pacientes alcançam uma redução significativa do número de crises.

A dieta cetogênica pode beneficiar crianças, adolescentes e adultos que sofrem de epilepsia refratária.

EXAMES NEUROLÓGICOS NA CLÍNICA DC

Reconhecida pela qualidade dos exames de diagnóstico, a Clínica David Czizyk atua há mais de 40 anos em Curitiba.

Oferecemos diversos tipos de exames nas especialidades de Neurologia, Cardiologia, Pneumologia e Medicina do trabalho.

Veja mais aqui!